Como usar DO DOES

Hi there,

Ok. Vamos falar sobre os verbos auxiliares. Começaremos com o tempo presente, Simple Present. O próprio nome já diz o que eles fazem, auxiliam.  DO e DOES nos auxiliam para fazer perguntas e frases negativas no tempo presente. Daí a razão de não terem tradução na frase.

• QUANDO USAR DO, DOES:

Em frases negativas e interrogativas no tempo presente, simple present. Exemplo:

  • Do you like chocolate? | Você gosta de chocolate?
  • I don’t like cold weather. | Eu não gosto de clima frio.
  • They don´t play soccer. | Eles não jogam futebol.

Usamos DOES para 3ª pessoa do singular, he, she, it. Veja:

  • Does she live here? | Ela mora aqui?
  • He doesn’t need help. | Ele não precisa de ajuda.

Perceba que DON’T = DO NOT= NÃO  |  DOESN’T = DOES NOT = NÃO

Observe o quadro abaixo:

 

 

Tente exercitar como no exemplo abaixo. Temos algumas frases afirmativas. Vamos transformá-las em perguntas e frases negativas:

  • You read the newspaper.
  • Do you read the newspaper?
  • You don´t read the newspaper.
  • She goes to school.
  • Does she go to school?
  • She doesn´t go to school.

Faça o mesmo com:

  • Rob knows you.
  • You have breakfast everyday.
  • They study English.

Ok. So far so good? Faça os exercícios on line: Exercise 1 , Exercise 2

Lembrando que DO e DOES também vão aparecer nas SHORT ANSWERS.

Não podemos nos esquecer que um dos significados mais comuns do verbo DO é FAZER. Veja os exemplos onde ele aparece como verbo principal (em vermelho) e verbo auxiliar (em azul) na frase:

fazer a tarefa = do the homework

  • I do my homework everyday.
  • I don´t do my homework everyday.
  • Do I do my homework everyday?
  • She does her homework everyday.
  • She doesn´t do her homework everyday.
  • Does she do her homework everyday?

That´s all. No próximo post falaremos sobre o auxiliar DID.

21 Respostas para “Como usar DO DOES

  1. Parabéns pelo blog estas dicas de english me ajudaram bastante no meu teste da escola.

  2. Nao entendo muito ainda quando se usa does e do tem uma maneira um pouco mais facil …….. obrigado

  3. Queria muitooo a explicação do DID logo!! Pois me confundo quando usar o does e o did em exemplo, question-tag! Mais isso séria para amanhã, pois amanhã tenho prova, poxa:/

  4. nossa eu amei pq a professora de ingles passou um trabalho sobre Does e eu tava com dificudades para mim apender

  5. vlw pelas dicas me ajudou muito mesmo eu estava com duvidas sobre do e does agr nao estou mais vlw mesmo

  6. Adorei as dicas mas gostaria que vc falasse sobre:
    reflexive pronouns e past progressive porque eu estou com duvida……
    obg

  7. OBRIGADA PELAS DICAS ANTES DAS PROVAS DEU PARA ESTUDAR BLZ
    OBRIGADA

  8. Essas dicas foram excelente para eu que ainda não tive a prova valeu muito obrigado

  9. ,Foi muito bom para eu tirar essas duvidas de does . muito obrigado .

  10. muito boa a dica só que precisava mas cedo antes da prova de inglesh…..

    • Hi Layse,

      Agradecemos sua participação e cometário. Que pena que sua prova já foi. Have you subscribed to the blog yet? Você já assinou o blog? Se ainda não, sugiro que você digite seu e-mail no campo “Fique por dentro”. Assim você receberá nossas dicas em seu e-mail.

      Have a great weekend!

Deixe uma resposta

